quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Nota Oficial recebe novas críticas

A Nota Oficial divulgada pelo Presidente Delair Dumbrosck, quando Márcio Braga estava fazendo safari com dinheiro do Flamengo, continua causando polêmica e briga interna. Depois do Presidente do Conselho Fiscal, Leonardo Ribeiro, agora foi a fez do Secretário William Pereira dos Santos condenar e desmentir o conteúdo. Veja abaixo:

Resposta à Nota Oficial da Presidência, de 27/12/2008

Apesar da nota do Presidente do Conselho Fiscal, Dr. Leonardo Ribeiro, ser suficiente para esclarecer e repudiar, de forma incontestável, o teor da Nota Oficial da Presidência, sou forçado a externar a minha indignação e apresentar minhas considerações a respeito do referido documento.
Logo no 1º item, o documento cita o orçamento de 2008, com o objetivo de rebater meu alerta quanto ao "estouro" de 37 milhões no orçamento. Obviamente, estava me referindo ao orçamento de 2007, até porque, 2008 ainda não havia encerrado e, consequentemente, ainda não examinamos.
No Item 2, ao tentar justificar os gastos na gestão Marcio Braga, o autor da nota tenta ludibriar o associado com termos inapropriados, impedindo a correta interpretação dos números. Como exemplo, segregam as despesas financeiras, desconsiderando-as e apresentam um resultado parcial, que seria, se corretamente definido, o Resultado Operacional, ao que chamam, erroneamente, de Superávit Primário.
Mas o Balanço publicado mostra um prejuízo em 2007 de mais de 59 milhões de reais, o maior prejuízo de um exercício (anual) da história do Flamengo.
No item 3 do documento, é dito que, em 1999, eu seria um funcionário remunerado. Na verdade, durante todo o ano de 1999 até 31/03/2000, eu exercia o cargo de Vice-Presidente do Conselho Fiscal, brilhantemente presidido pelo Grande-Benemérito Roberto Abranches. Em março de 2000, concorri à Presidência do Conselho Fiscal, tendo como adversário, o Sr. Delair Dumbrosk, signatário da tal Nota Oficial, que, surpreendentemente, esqueceu-se da disputa e de que trabalhamos juntos no Conselho Fiscal, durante sua gestão, até 2001, quando fui convidado para exercer o cargo de Gerente de Controladoria (Controller).
Para clarear a memória dos mentores desta nota, eivada de equívocos, cumpre-me dizer que exerci o referido cargo, durante o período de setembro de 2001 até meados de 2003. Cargo este, hoje exercido pelo Sr. Luiz Gomes, que não tem a menor responsabilidade pela péssima gestão de Marcio Braga e Cia, assim como não tive qualquer interferência sobre as decisões tomadas durante a gestão do Sr. Edmundo dos Santos Silva.
Equivoca-se ainda o autor quando fala em prejuízos de 160 milhões na gestão Edmundo dos Santos Silva. No período de 1999 a 2002, os prejuízos acumulados são de 89 milhões. Devemos ressaltar que, no período de 2004 a 2007, já na gestão Marcio Braga, os prejuízos superam a casa de 71 milhões de reais. Uma diferença muito pequena para a gestão que é tida como a causadora de todos os problemas financeiros do Flamengo.
Nos itens 5 e 6, o signatário cita a ação trabalhista que movi, com o objetivo de resgatar meus direitos, usurpados pela administração da época. E trata o ocorrido como se fosse crime apelar para a justiça quando o empregador não cumpre suas obrigações, manifestando, mais uma vez, a irresponsabilidade no trato dos assuntos relativos à gestão do Clube, em todas as suas esferas. Os valores das verbas rescisórias, mais multas, alcançavam montante superior a 200 mil reais, já homologado pela justiça trabalhista.
Como tinha pretensões de voltar ao Conselho Fiscal do Flamengo e não queria continuar em litígio com o Clube, propus um acordo no valor de 80 mil reais, prontamente aceito pela atual diretoria do Flamengo, esta mesma que hoje me ofende por ter cedido, em prol do Flamengo, mais de 120 mil reais.
O item 7, com certeza, merece destaque. A Comissão de Inquérito aberta pelo Conselho Deliberativo, para apurar supostas irregularidades na transferência do atleta Kleberson, ainda não concluiu seus trabalhos, como afirma a tal nota oficial da Presidência, emitida em 27/12/2008.
Aliás, até a presente data, a Comissão não deve saber, nem quem são os beneficiados dos 250 mil Euros (647 mil reais), depositados numa conta na Suiça, nem, tão pouco, o tipo de serviço prestado ao Flamengo.
Finalizando, afirmo que não tenho interesse e nem é do meu agrado transformar estas questões que dizem respeito aos interesses financeiros do nosso Clube, em troca de ofensas pessoais e acusações levianas.A instituição C. R. Flamengo não merece. Prefiro discutí-las tecnicamente, à luz dos números oficiais, com base nas demonstrações financeiras exigidas por lei. Gostaria que esta briga se restringisse ao campo das idéias. Mas estou preparado para defender os interesses econômicos e financeiros do Flamengo em qualquer terreno. Até porque não tenho telhado de vidro.
Que 2009 traga uma nova geração de dirigentes, rubro-negros, capazes de colocar os interesses do Flamengo acima de seus próprios interesses e acima de suas vaidades.

Saudações Rubro Negras,

William Pereira dos Santos

Secretário do Conselho Fiscal

9 comentários:

Anônimo disse...

CADE O MINISTERIO PUBLICO, ISTO E LAVAGEM DE DINHEIRO, CADE A POLICIA FEDERAL,DESVIO DE DIVISAS, ESTA FALTANDO O QUE PARA O MINISTERIO PUBLICO SE MANIFESTAR, PORQUE O GRANDE VICE DE FINANÇAS,O HONESTO,O HOMEN QUE NAO DEPENDE DO FLAMENGO VAI FICAR IMPUNE DE NOVO, CADE OS JUIZES E DEZENBARGADORES QUE SAO CONSELHEIROS DO CLUBE,E BRINCADEIRA,QUE BRASIL E ESSE, QUE FLAMENGO E ESSE.

Anônimo disse...

como cvs da FlaPress conseguem ter acesso a esses documentos?.. não vi nada igual em nenhum lugar

Anônimo disse...

Caro Sócios e Conselheiros. o Flamengo está verdadeiramente entregue as baratas, gatos , e ratos o pior cheio de cheirinhos de merda de G A T O S, é um absurdo o q estão fazendo com o nosso Flamengo. Viveiros /RJ.

Anônimo disse...

Caro Sócios, o ano de 2009, já começou com mais um vexame a equipe de juniores já foi elimindada da Copa São Paulo, podem começar a contar daqui pra frente os desastres junto com essa diretoria incompetente.
iralha/RGS.

Anônimo disse...

Esse time é uma bosta. Culpa dessa diretoria incompetente..

Anônimo disse...

está explicado porque o Fla não ganha o Brasileiro há 16 anos....

Quem são esses caras q adminstram o clube? Eles realmente se interessam pelo clube? Duvido.

Anônimo disse...

CADÊ OS NOSSOS SALÁRIOS SEUS BUNDÕES. Sumiu todos aqueles q defendem esses merdas.

Francisco Mauro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francisco Mauro disse...

Que eu saiba esse Delair fez uma tremenda camnpanha contra o Marcio Braga. Agora é seu representante? Como as coisas mudam!!! Por essas que estou voltando a ser socio do Mengao e me habilito a debater de cara com essas comedias! Nos, torcedores e socios temos que meter a mão ali e começar a mudar antes que não sobre nada da Gávea para nossos filhos e fãs do Mengão. Porque se deixar na mão dessa galera ávida de fama e poder... O Flamengo acaba em menos de cinco anos. Haja dívida, haja pilantragem!!!!
Alguém aí se lembra do escandalo da Besouro Veículos? Quando uma pá de gente foi lesada num consórcio de carros que desapareceu com o dinheiro de todo mundo? Eu acho que tinha gente envolvida nisso que está andandopela Gávea... Tem cheiro deescandalo isso aí...Ou nãotem?